A recessão global está batendo às portas da indústria têxtil indiana. O impacto da recessão é claramente visível nas novas encomendas recebidas pelos exportadores indianos. Organismos da indústria e empresários disseram que os pedidos de exportação de vestuário e têxteis-lar dos EUA e da Europa caíram cerca de 15% a 20%, já que as marcas de varejo ocidentais estão enfrentando uma demanda lenta.
Em Panipat, importante polo de produção de têxteis-lar, há indícios de queda de até 40% nas encomendas de exportação. Acredita-se que a inflação causada pela guerra Rússia-Ucrânia e o aumento das taxas de juros sejam responsáveis pela recessão e menos pedidos de exportação.
Fontes do setor disseram que importadores de países ocidentais não apenas reduziram os pedidos para a próxima temporada, mas também adiaram as entregas de pedidos anteriores. No mês passado, importadores de vários exportadores de têxteis-lar se recusaram a receber a entrega. Os compradores disseram que as vendas no varejo nos países ocidentais desaceleraram significativamente devido à alta inflação. Os armazéns estão cheios de mercadorias não vendidas. Portanto, não é possível que eles recebam a entrega imediatamente.
Exportadores da Panipat, que retornaram após participar da feira realizada na Alemanha em junho, disseram que receberam 40% menos pedidos de exportação de têxteis-lar em relação ao ano passado.
Ramesh Verma, exportador baseado em Panipat e membro do Handloom Export Promotion Council, disse à Fibre2Fashion : “Grandes empresas e marcas de varejo dos EUA e da Europa adquiriram produtos têxteis para o lar em volume excessivo no ano passado. Mas as vendas no varejo permaneceram muito fracas. Portanto, eles têm que reduzir suas compras. Os exportadores estão recebendo menos pedidos para a próxima temporada.”
O presidente do Conselho de Promoção de Exportação de Vestuário, Narendra Goenka, havia dito anteriormente que os pedidos de exportação de vestuário devem diminuir em cerca de 15-20 por cento. De fato, a situação atual em todo o mundo permanece incerta. Os compradores estrangeiros estão cautelosos ao fazer novos pedidos.
Os exportadores estão fazendo pedidos para o Natal e a próxima temporada de verão. Um exportador de Tiruppur disse que o impacto da recessão é claramente visível nas encomendas de exportação do setor têxtil. Nos países ocidentais, os consumidores em geral não têm dinheiro suficiente para comprar produtos têxteis e outros itens discricionários devido à inflação e condições econômicas adversas.
No entanto, alguns especialistas esperam que a situação melhore nos próximos meses. Os compradores estrangeiros fizeram pedidos principalmente para o próximo Natal em dezembro. Os compradores importam itens de inverno de outros países em vez da Índia. Exportadores indianos recebem mais pedidos para a temporada de verão. Se a situação econômica global melhorar, os pedidos de exportação podem aumentar.